quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bicicletas em Salvador

Estou acompanhando a discussão sobre o transporte em Salvador, o metro (inútil na minha opinião, com 10 anos de atraso nas obras e dinheiro sumindo por todo lado), a opção de onibus articulados em vias exclusivas.

Agora estão falando em apoiar, incentivar, obrigar sei lá o que o uso da bicicleta como meio de transporte em Salvador.

Perfeito, saudável, ecológicamente correto, mas faço aqui uma pergunta; os que agora estão interessados nessa opção de transporte já a utilizaram?

Eu, por 2 ou 3 anos usei a bike como meio de transporte até meu trabalho, posso dizer que sou um ciclista experiente com meus mais de 30 anos de bicicleta e como já escrevi aqui com muitas viagens pela Bahia.

Um dos problemas que teremos é que, os motoristas parados nos engarrafamentos passarão a odiar os ciclistas, como na maioria odeia os motociclistas. Aqui na cidade quando eu andava de bicicleta com mais regularidade, muitas vezes fui fechado, prensado, ouvi xingamentos e buzinas, e sempre andei dentro das orientações do DETRAN, entre outros cuidados não vou na esquina sem capacete e luva.

Os motoristas não respeitam a faixa exclusiva dos ONIBUS que são GRANDES e PESADOS, imagina o que farão com aquele pobre ciclista que para não ficar preso uma hora no engarrafamento ousou ir ao trabalho de bicicleta.

Fora a ciclovia da orla, que possui inúmeras deficiencias, por exemplo os cactos que 'enfeitatam' suas margens, os pontos de onibus os buracos, as pessoas que querem correr na ciclovia.

Para quem trabalha em Itapoan e mora até o quartel de Amaralina pode até ser, mas quem mora no Cabula? Liberdade? Mussurunga?

Indico aos que pretendem incentivar a bicicleta como meio de transporte, experimentem pedalar em Salvador, mas sem viaturas te protegendo. Façam percursos normais, dos bairros populares até Pituba, Itaigara. Tentem sair do Retiro até o Iguatemi que é pertinho. Mas façam isso no horário que o trabalhador precisará fazer, depois vamos conversar sobre ciclovias na Paralela, Bonoco e etc...

by MLMT



Nenhum comentário: