quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Verdades e mentiras

E a celeuma criada pelas declarações de Nizan Guanaes no Twitter sobre Salvador e o chiclete com Banana está formada!

Como este blog é nosso(meu e de Marcelo), aqui vai a minha opinião, nada imparcial sobre isso.

Acho que Guanaes não soube dizer, foi grosseiro, mas disse verdades certíssimas. Acho também que ele estava precisando aparecer por algum motivo e resolveu criar celeuma. Inclusive, em cima de um tema do qual ele já tirou muito proveito.

Quem não lembra que ele foi um dos que lucraram muito com Carnaval de Salvador há pouco tempo atrás. Trouxe até ícones decaídos para o Carnaval, como Naomi Campbel. Ou que a campanha da Bhrama(feita pela agência dele) que levava o ícone do Bhrameiro foi puxada da expressão chicleteiro, que ele agora amaldiçoou?! Ele queria burburinho e conseguiu, mas não deixa de ser hipócrita.

Agora concordo com ele que Salvador está uma decadência mesmo; não temos estrutura e educação para receber nada, muito menos turistas. Eu e Marcelo estávamos conversando justamente sobre isso; Salvador é um cidade que não produz nada, vive de serviço e turismo. Entretanto, as próprias pessoas que precisam disso para sobreviver, ganhar dinheiro, não prezam pela cidade.

As poucas latas de lixo que existem, são destruídas, daí lixos nas ruas jogados pelo bando de mal-educados. Ruas fedendo a mijo por todos os lugares porque os homens têm mentalidade canina e acham que devem mijar em qualquer lugar, menos no banheiro.

Tenho vergonha sim de ser soteropolitana, de um povo que não se auto-valoriza, que só sabe valorizar o que vem de fora, que abre as pernas para qualquer um; de uma administração pública que deixa a cidade ao deusdará com ruas sendo fechadas e atrapalhando a vida de todos.

Nizan estava certo quando disse que o artigo do New York Times falava de cidades do interior da Bahia, não da capital. Aqui, só sentimento de vergonha alheia!

Nenhum comentário: