Ontem rolou um frisson no twitter por conta do "brog" de Bethânia.
Se publicou que o Ministério da Cultura havia liberado 1,3milhão para que a cantora Maria Bethânia publicasse um blog, com vídeos dela declamando poesias.
Na verdade, o que houve foi a aprovação do projeto deste blog pelo Ministério, através da Lei Rouanet(escreve assim?), para captação de patrocínio no montante de 1,3milhão.
Ou seja, o Ministério da Cultura não liberou verba nenhuma.
Entretanto, vamos analisar o que significa esta liberação. A lei de incentivo tem diversos projetos a espera de aprovação, projetos que de alguma forma levarão cultura para a população. E os produtores penam anos esperando a aprovação.
Quanto tempo Bethânia esperou? Qual parcela da população ela atingirá com o blog, tendo em vista que o percentual de brasileiros com acesso a internet é menos de 30%?
Será que Bethânia não conseguiria o patrocínio sem precisar usar o incentivo do Governo(não que ela não tivesse direito, mas precisava?), pelo nome e sucesso que ela já carrega, de carreira?!
O Ministério relamente não cedeu verba, mas a Lei faz com que empresas que patrocinem tenham isenção de impostos federais, ou seja, o Governo de alguma forma acaba bancando, já que deixa de arrecadar de uns, o que acabará recaindo na arrecadação de outros.
Falei besteira?
Um comentário:
Também acho que Bethania tem nome para levantar patrocínio sem recorrer a lei Rouanet, penso esse apoio deveria ser direcionado a quem está começando.
Postar um comentário