sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pensamentos

Recentemente mantive uma discussão com um homem mais sábio e mais antigo que eu, ele conhece o mundo e sobre as religiões afinal de certa forma ele trabalha com isso. A conversa foi bastante interessante pois apesar de em teoria nossas crenças serem diferentes a base é a mesma (meio óbvio por conta da importância do Cristo aqui no ocidente), o que incomoda um pouco é a leve insinuação de que uma religião leva ao caminho certo e as outras não.

Frases como: eu sou o caminho a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai senão... e tantas outras que servem de apoio para a “unificação” da idéia de religião correta, todas elas me dão arrepios, penso imediatamente nos cavaleiros cruzados decapitando muçulmanos.

Hoje por algum motivo me peguei pensando o que essas pessoas que pregam pelas ruas acreditam. Até onde causar incomodo e revolta em quem passa pode ser benéfico para elas, ou aos que passam apressados indo ao trabalho. Tem uma frase que acredito ser da Bíblia que fala algo assim: faça aos outros o que desejaria que eles fizessem a você, será que gritos no ouvido são o que eles esperam de resposta?

Tento ser o mais moderado possível no que acredito, não tenho certeza absoluta de nada, por vezes penso que todas as religiões nada mais são que esteio para uma raça de animais que acredita pensar, e que por pensar se afastou de alguns conhecimentos básicos, e hoje não sabe como voltar a respeitar seus semelhantes como muitos animais irracionais fazem.
by MLMT

4 comentários:

lilaemarcelo disse...

Bonito post marido. Sabe que temos pensamentos próximos quanto a religião, e também não suporto nada que seja fanatismo, seja religião, futebol, política. Defender seu ponto de vista, de forma moderada e sensata, tentando entender o outro e até mudar, se ver que estava enganado, é o que entendo como perfeito!

Luciana Felisbino disse...

Podem contar com mais uma pessoa no grupo.

A felicidade é um estado de espirito disse...

Oi Lila adorei o seu post inspirado sobre as crenças... eu acho vc muito inteligente e sempre passo por aqui bjs!!

Cosa Uneca disse...

Ah, como seria bom se o mundo fosse habitado por Lilas, Marcelos e tantas outras pessoas de bom senso...
Beijão prôcês!