domingo, 5 de abril de 2009

Preconceito

Tenho que admitir: sou uma pessoa preconceituosa!
Não tenho preconceito de cor, de opção sexual, ou religião. Entretanto, tenho horror dos religiosos fanáticos e hipócritas, tenho preconceito com gente burra(não consigo disfarçar minha irritação perto delas) e tenho preconceito com pagodeiro.

Porque estou falando sobre isso?
Na andada de hoje, eu e Marcelo acabamos falando sobre preconceito e ele disse que tudo que tem regras é preconceituoso, porque os conceitos foram pré-concebidos. Na hora retruquei, (visto que não acredito no anarquismo e acredito que regras existem para nos manter vivos), mas acho que é uma forma menos ruim de ver a palavra pre-conceito.

Eles são conceitos concebidos antes de termos a possibilidade de conhecer as pessoas, ou lugares! Por conta disso, perdemos oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e lugares perfeitos, ou de viver momentos muito bons.

Infelizmente isto não se muda tão facilmente, muito pelo contrário, são repassados de geração em geração. Cabe a cada um que tem consciência de seu preconceito tentar mudar, tentar conversar antes de pré-conceber.