quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Natal e os mitos

Eu acreditei em Papai Noel até uns 08 anos, depois disso, meu pai me mostrou que era ele meu papai noel; ele é muito pragmático. Aliás, herdei dele a praticidade; se existe uma pessoa prática nesse mundo é meu pai! E eu gosto disso.
Meu filho acreditou também muito pouco em papai noel. Creio que foi só até uns 05 anos. Também pudera, com tanta exploração comercial nas mídias, fica difícil sustentar a história do velhinho de barba branca e roupa vermelha! Ainda mais quando o bicho pega, e o dinheiro não dá para comprar todos os sonhos; fica chato deixar o velhinho levar a culpa de ser pobre!
Meu Natal perfeito seria na Toscana, sem precisar me preocupar com ceia, presentes para todos da família, hora da missa do galo, nada disso. Aliás, meu Natal perfeito, seria não ter que comemorar Natal; acho um saco, e só o faço por meu filho, minha irmã caçula, minha avó e meu pai.
Quando era pequena, comemorávamos Natal viajando. Como só erámos eu, meu pai e minha avó(minha família sempre foi minúscula!), essa era a forma melhor que meu pai achava para não fica deprimente, afinal Natal tem que ter um monte de gente reunida, briga entre irmãos, cunhados, crianças corredno, e nossa realidade não era essa, e não se pensava em alugar figurantes para montar essa "realidade"! Eu gostava muito disso, e só me dei conta de quanto gostava, quando fiquei grande, a família cresceu, o dinheiro ficou pouco para viajarmos todos e tivemos que começar a comemorar Natal em casa.
Já sei o que pedi de Natal: quero não precisar comemorar Natal!

Um comentário:

Pablo Araújo disse...

Ainda bem que não sou o único a achar o natal deprimente. Abços e valeu o comentário no blog.