domingo, 13 de junho de 2010

O homem mau

Hoje assistindo a um episódio de Criminal Minds, li uma frase da Gandhi, que dizia que todo homem é naturalmente bom.

Eu penso exatamente o contrário.

O ser humano é naturalmnete mau, mas segura seus instintos por conta da convivência em sociedade, de ser aceito nos meios onde vive e conseguir fazer parte do grupo.

Se fosse diferente, porque é tão fácil quebrar regras de moral, por que as pessoas em crise mostram suas piores características?
Porque a maldade é latente, porque em qualquer momento que a sociedade de alguma forma não irá te julgar e punir, você mostra seu lado ruim.

Pode ser pelo "jeitinho do malandro", pode ser por ações piores, como roubar donativos, mas nada mais são do que demonstrações do lado mau de cada um.

Acho que neste ponto, os atores são bem mais felizes, pois podem exercer isto através dos personagens.

Os jogos eletrônicos da vida também são nossa salvação. Os meninos matam, batem em carros, extravasam o lado mau através dos botões dos joysticks.
Assim como as meninas arrancam braços e cortam cabelos das bonecas.
Válvulas de escapes deste lado mau, que são mais fáceis de aparecer nas crianças, já que estas não têm o senso de moral tão desenvolvido.
As crianças podem ser extremamente más, e precisam destes freios.

Quando crescemos, nossas válvulas de escapes mudam, mas sempre vemos nos noticiários caso que demonstram que nem todos conseguem achar uma válvula que não implique em machucar outra pessoa, normalmente mais fraca.

Nenhum comentário: