terça-feira, 19 de janeiro de 2010

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Cumprindo a previsão de minha (em breve mais que graduada) esposa, sigo com meus comentários sobre publicidade, não como profissional, afinal não é minha área diretamente falando, mas como consumidor e cidadão.

Ainda passa, vez ou outra, um comercial da fábrica Ford de um modelo de luxo com uma chamada no mínimo impensada: "aonde você estará daqui a 5 anos"!
Bom eu provavelmente estarei rico e pilotando uma motocicleta de 660cc, mas não quero que minha esposa e nenhum de meus amigos estejam com um carro que foi lançado cinco anos antes.

Entendo que eles queiram passar a imagem de que o carro será perene, mas fala sério; ninguém quer um carro do ano passado!
Fosse assim, meu pai ficaria com a Belina vermelha 1957, (AF 2755, que Deus a tenha) até hoje. As fábricas já plantaram na cabeça do consumidor que carro bom é o ZERO.

Voltando ao ano 2010, hoje num jornal matinal passava uma matéria sobre a violência nas estradas, a imprudência dos motoristas e o total desrespeito as leis de transito.
Claro que em seguida entraram os comerciais, e um novo conceito para vender carros da Ford: 'a potência'!
Não lembro qual o carro, mas fiquei impressionado com a justificativa para ter um carro com 'centos cavalos', diz o narrador:
"me perguntam por que comprei um carro com xxx cavalos, se a cidade tem tantos sinais... blá, blá, blá... eu respondo: por que uma hora os sinais abrem..." (e a imagem do carro arrancando).

Não acredito que nos dias de hoje um conceito desses convença alguém.
Isso só faz os cabeças ocas acelerarem seus carros e queimarem combústivel além da conta, para enfiar a cara no fundo de uma caçamba.
Não vou nem falar que lá fora os carros hibridos e o consumo responsável são as vedetes dos salões (acorda Ford, ou a VW e a Fiat vão ficar mais difíceis de alcançar).

A maior prova de que esses comerciais estão no caminho errado está nas vendas:
1 VW Gol 303066
2 Fiat Palio 203679
3 Fiat Uno 168501
(...)
10 Ford Ka 83958 (vendas de 2009 fonte site da 4 rodas)
By MLMT

Um comentário:

lilaemarcelo disse...

Mor, lá fora os países desenvolvidos inteligentes estão começando a diminuir produção de carro e e investindo em melhoria do transporte de massa; mas isso é texto para outro post.