sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consciência

Hoje é considerado Dia da Consciência Negra. Entretanto, gostaria muito mais que fosse considerado dia da consciência de igualdade.

Sou negra(muitos dizem morena), de família negra e de origem pobre. Sei o quanto o negro sofreu e ainda sofre de discriminação, algo que as vezes está tão enraizada na cultura e criação, que fazemos sem sentir. Usamos terminologias consideradas preconceituosas para muitos(eu particularmente não acho) e que geram polêmicas.

Entretanto, fico preocupada com ter a consciência realcionada a uma cor somente. Me preocupa o racismo as avessas. Marcelo sofreu e sofre isso sempre.
Ele é branco, descendente direto de italiano e polaco. Recentemente, em um show no Cais Dourado, vimos uma apresentação de um grupo do Ilê, e começaram a falar palavras pela liberdade dos negros, opressão sofrida pelos brancos, etc. Nós simplesmente tivemos que sair de onde estavámos, nos afastamos. O povo começou a olhar feio para Marcelo, como se ele fosse a personalização da opressão. Isto também é racismo, ou não?
Lembro que no início do nosso namoro, por conta dos olhares que recebíamos na rua, brincava que eu era a p... preta com o turista europeu. Sentimos muitas vezes o olhar de preconceito em cima da gente, e normalmente vinha dos negros.

Não quero com isso dizer que o negro não sofreu. Sofreu sim, e até hoje é discriminado. Mas, justamente por este sofrimento, não deveria pensar nos homens como iguais, sem separativismos?
Já escrevi aqui sobre estas camisetas 100% qualquer cor. Acho uma babaquice isso; primeiro que ninguém é 100% qualquer coisa. Somos uma mistura de várias coisas e cores.

I have dream(via Martin Luther King) que não será necessário ter uma consciência de cor alguma, mas de igualdade, de humanidade.

3 comentários:

Marcelo L. M. Trevisan disse...

Até por que igualdade traz uma plenitude sem a qual nosso planeta não durará mais muito tempo.

Concordo plenamente contigo.

Elly disse...

Como assim sua família é negra?
E EUUUUUUUUUUU...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

emmibi disse...

eu concordo, mas se este post estivesse no meu blog, iam me chamar de racista (os racistas mesmo, né?)