sábado, 19 de setembro de 2009

Palavras

Eu terminei um projeto recentemente um livro e parte dele apresenta um glossário, onde a autora esclarece termos de uso no mercado hoteleiro, me fez pensar na quantidade de nichos que temos no nosso vocabulário.

Por exemplo no livro aparece um termo; pássaro noturno, que se refere a acompanhantes que entram apenas para acompanhar hóspedes, antes desse livro para mim pássaro noturno era coruja. Disso acabei me lembrando de outro trabalho com médicos e outros termos restritos a eles. Na minha área de trabalho e de Lila evidentemente também temos um vocabulário característico, cria até situações engraçadas quando a família se reune, pois o irmão dela também vive nesse mesmo universo paralelo, e quem ouve nossas conversas muitas vezes fica meio que boiando,até por que acredito que nem nós mesmos entendemos tudo, são sempre três ou quatro assuntos ao mesmo tempo.

Outra coisa que me lembrou foi o vocabulário entre casais, nossa isso daria um livro. Mas por exemplo lá em casa palavras nem sempre são o que parecem, por exemplo hipocampo ao ouvir sem ter nexo na frase é melhor sair de fininho sem perguntar nada.

Palavras como Acavadal, Aatigueto, Arsivar; todas criadas para fechar os espaços que não sabiamos responder fazendo palavras cruzadas. São algumas que acabam não entrando no cotidiano.

E é claro redundante.

By MLMT

Um comentário:

emmibi disse...

pássaro noturno é uma profissão!