quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Bonfim, que fim bom!

Hoje é a Lavagem do Bonfim.
Para quem não conhece Salvador, essa festa abre o ciclo do carnaval, e já costumou ser muito boa e efetivamente uma festa popular(como o carnaval era).
Hoje tem o cortejo de baianas e políticos logo cedo, e depois festas fechadas e caras no decorrer do dia.

Eu frequentei lavagem do bonfim onde a festa rolova na rua, na av contorno, com muita música, cachaça, gente bonita, fedor de mijo e briga. Tudo que uma festa popular merece, e era muito bom!
Depois se perdeu, se privatizou e virou festa de poucos(como o caranaval).

Tem uma coisa que sinto e que não conseguir fazer ainda, que é acompanhar o cortejo, sair andando até o bonfim, com as baianas, com os blocos de percussão, tomando banho de alfazema, ouvindo o hino do Senhor do Bonfim cantado pelo povo(me arrepio sempre que ouço) e me sentindo renovada.

Por isso, minha promessa de ano novo(acho que é a primeira!) é que em 2010 eu vou fazer isso; nem que eu tenha que arranjar um atestado!

Glória a ti nesse dia de Glória!

Nenhum comentário: